CNTE: MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RECIFE

MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RECIFE E AO SEU SINDICATO MUNICIPAL DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO DA REDE OFICIAL DO RECIFE – SIMPERE

 A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 4 milhões de trabalhadores das escolas públicas brasileiras, torna público o seu apoio irrestrito aos trabalhadores em educação da cidade do Recife/PE por meio de seu sindicato representativo, filiado a esta CNTE, SIMPERE.

Em campanha salarial e mobilização pelo reajuste de 7,64%, os trabalhadores da educação da cidade do Recife exigem apenas o repasse aos seus salários do reajuste concedido ao piso nacional do magistério pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano. O que parecia uma reivindicação justa e simples de ser atendida transformou-se em uma grande disputa quando a Prefeitura de Recife, na figura de seu Prefeito Municipal, ofereceu aos trabalhadores reajuste zero!

A proposta (ou a não-proposta) acintosa desta atual gestão municipal aos seus servidores públicos da educação levou à ocupação da sede da Prefeitura. Um grupo de combativos educadores resolveu ocupar a sede da Prefeitura para que sua pauta pudesse ser escutada. Só dessa forma, a gestão municipal se comprometeu a receber os trabalhadores e o SIMPERE para dar prosseguimento à negociação do reajuste salarial a que os trabalhadores em educação de Recife fazem jus.

A ocupação da sede da Prefeitura do Recife forçou a gestão municipal a negociar com os seus trabalhadores em educação mas, sobretudo, explicitou a falta de disposição ao diálogo dos atuais ocupantes da Prefeitura do Recife. Não seria necessário, em primeiro lugar, a própria ocupação se o diálogo fosse um método de governo; em segundo, havendo a ocupação, não seria necessário o recurso a táticas desrespeitosas e, quiçá, violentas para forçar a desocupação dos trabalhadores que ali se encontravam em ato político legítimo, como a suspensão da energia elétrica.

Diante de tudo isso, colocamo-nos solidários ao SIMPERE e aos trabalhadores em educação da cidade do Recife e exigimos que a Prefeitura Municipal do Recife honre os seus servidores públicos que atendem as crianças e jovens de sua cidade. Todo apoio à luta dos trabalhadores em educação do Recife!

 

 

Brasília, 26 de julho de 2017

Direção Executiva da CNTE

Share