GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO

Nº 020/17 PR-CNTE                                                                                                                                             Brasília, 20 de janeiro de 2017

Às Centrais Sindicais, Entidades Nacionais da Educação e demais Ramos de Trabalhadores/as e ao Movimento Estudantil da Educação Básica e do Ensino Superior.

Assunto: Convite para a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO e composição da nova Diretoria Executiva da CNTE.

Prezados/as Companheiros/as:

Dando sequência às mobilizações em defesa da democracia, do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada, para todos e todas, com valorização dos profissionais da educação e CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA e demais projetos e medidas do governo golpista, o 33º Congresso da CNTE, realizado entre 12 e 15 de janeiro de 2017, em Brasília, aprovou a deflagração de GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO, a partir de 15 de março.

Considerando o golpe jurídico-parlamentar e midiático no Brasil que busca:

• Afrontar o Estado Democrático de Direito previsto na Constituição;
  • Substituir as políticas de distribuição de renda por políticas de terceirização e privatização;
  • Engessar o Estado brasileiro impedindo-o de promover o crescimento econômico por meio do congelamento dos investimentos por 20 anos;
  • Impor uma REFORMA DA PREVIDÊNCIA que castigará a classe trabalhadora e os mais pobres do país, especificamente na educação as mulheres, patrocinando o desmonte da previdência pública e promovendo os fundos privados:

O 33º Congresso Nacional da CNTE deliberou pela GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO, na perspectiva de fortalecer a construção da GREVE GERAL da Classe Trabalhadora.

CALENDÁRIO DA GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO

• Demarcar o dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) para realização de Assembleias Gerais nos sindicatos locais, com atos e passeatas para deliberar sobre o início da Greve em cada uma das redes de ensino do país.
  • ATÉ 14/03 – Mobilização de preparação da Greve Nacional da Educação.
  • DIA 15/03 – indicativo para o início da Greve Nacional da Educação.
  • DIA 25/03 – Reunião da Coordenação Nacional da Greve Nacional.
  • DE 27 A 31/03 – Período para as entidades filiadas à CNTE e entidades parceiras realizarem avaliações do movimento paredista.

Diante do desafio em contrapor as medidas do governo golpista, não apenas na área da educação mas nas diferentes políticas públicas, convidamos a todos/as para integrar a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO nos estados (com atividades nos municípios), sob a coordenação dos sindicatos filiados à CNTE.

Desde já adiantamos o interesse da Coordenação da Greve Nacional da Educação em dialogar com as entidades parceiras, sendo que, em breve, entraremos em contato para agendar uma conversa com a Direção dessa Entidade.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar, em anexo, a composição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNTE, que dirigirão a Confederação nos próximos quatro anos (até janeiro de 2021).

A nova Diretoria foi eleita no último dia 15 com 86,8% dos votos entre os 2.261 delegados/as inscritos/as no 33º Congresso da CNTE. O resultado eleitoral revela o acerto do campo político majoritário da CNTE na condução das lutas da categoria, nos últimos anos, e esperamos ampliar a unidade na luta contra a opressão e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Cordiais Saudações,

Heleno Araújo Filho                                                                  Fátima Silva

Presidente                                                                                  Secretária Geral