IV Encontro Pedagógico Latino-Americano

TRABALHADORAS NA EDUCAÇÃO
IV Encontro Pedagógico Latino-Americano
Palestra sobre a MULHER Empoderamento Político -Sindical da Mulher
O primeiro dia de palestras com o tema “MULHER, PODER e FORÇA”, no Encontro Pedagógico Latino-Americano, que está sendo realizado em Belo Horizonte(MG), foi produtivo e de aprendizados.
É de extrema importância enfatizar a participação feminina na política partidária e nos espaços de representação, apesar das barreiras impostas pelos preconceitos e estigmas ainda atrelados às mulheres. Por trás de um grande homem não está uma grande mulher. Grandes homens e grandes mulheres precisam estar juntos, lado a lado. Só assim se constroem política e sociedade verdadeiramente igualitárias.
Nós, mulheres, somos formadoras da cidadania e, portanto, devemos lutar por uma participação mais efetiva na política e áreas correlatas.
Temos que lutar por projetos da sociedade inclusiva e com ênfase na participação das mulheres. Nossa responsabilidade enquanto sociedade é séria e não devemos deixar a banda passar. Nós, mulheres, temos que ser regentes da banda.
Na conjuntura atual, estão querendo que volte o interdito da fala, o medo de perder o emprego, a ditadura que não tem botas e armas – mas tem uma paralisia social, uma apatia, uma anestesia social. Mas temos que ter FOCO na vontade do agir, do fazer e do recuperar a esperança. Não existe democracia sem a igualdade de gênero e de raça.
Vivemos em um momento de perseguição no cenário nacional. Cenário este que não vivíamos desde a ditadura. É importante o combate. Na verdade, é um momento para grandes desafios tanto de compromisso como de luta.
Ser mulher e estar na APMC-Sindicato é um esforço de resistência em defesa das ações e da igualdade de gênero e raça. Portanto, não podemos falar de democracia sem que esteja vigente nas nossas ações. O tempo presente é para a construção de alianças. Podemos e devemos unir FORÇAS.
Professora Silmara Mayer 
Diretora da APMC – Sindicato
Share