Eventos: VII SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA

Simpósio 1 – CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO

COORDENADORAS: Salete Machado Sirino e Solange Straube Stecz

Resumo: Diante das lacunas existentes no aperfeiçoamento de professores da Educação Básica, acrescenta-se a dificuldade no cumprimento da Lei 13.006/2014 que prevê a obrigatoriedade da exibição de duas horas mensais de produção audiovisual nacional, como componente curricular complementar, integrado à proposta pedagógica das escolas da Educação Básica. Ao colocar o Cinema Brasileiro na escola, esta lei levanta uma série de discussões, como a instrumentalização dos professores para a utilização educativa do Cinema. O acesso à produção audiovisual brasileira é apenas uma das faces da questão: cabe discutir os critérios de escolha dos filmes, a formação do público, a qualidade da exibição, conhecimentos não verbais vinculados ao som, à imagem e ao movimento, entre outras cognições. Neste caminho, o Simpósio Cinema Brasileiro e Educação objetiva estudos sobre a produção fílmica brasileira, com especial interesse por estudos que buscam o entendimento dos aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som – como imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema. Interessa-se, também, pela busca de produção de conhecimento que reflita sobre a prática da Lei 13.006/2014.