DEPOIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DO CMEI GOTA DE ORVALHO

DEPOIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DO CMEI GOTA DE ORVALHO

Venho através deste documento informar a situação físico estrutural que o Cmei Gota de Orvalho se encontra. Durante anos a reforma tão prometida só vem sendo prorrogada. Visitas vem e vão e até o presente momento não foi resolvido o problema. A atual responsável pela Educação Infantil esteve visitando o local, mas nada foi resolvido. A atual diretora que está no cargo há anos, esconde entre decorações e cartazes a verdadeira realidade protegendo apenas o seu cargo de confiança e não a vida das crianças e funcionários que correm perigo o tempo todo, tanto de doenças, como físicas, devido ao estado calamitoso em que se encontra o prédio. Entre as doenças, estão a leptospirose e, raiva…. pela quantidade de ratos que vivem em túneis, nas paredes e no chão.. A dengue…. pois o terreno mina água do chão acumulando poças d’ água. Rinite, asma….onde já há casos de professores, educadores e alunos em tratamento, causados pelos fungos, ácaros, poeira cupins… visto que as salas são pequenas e mal arejadas.

Há também excesso de umidade nas paredes e no chão, onde crianças dormem durante 1h30 minutos entre as rachaduras das paredes e lajes. Quando chove a cozinha é alagada. A água entra pelas rachaduras, deixando as funcionárias expostas a gotas geladas nas costas, podendo pegar pneumonia, entre tantas outras enfermidades.

As crianças passam maior parte do tempo nas salas fechadas, porque no pátio verte água e o parquinho está sem condições de uso. Além das rachaduras, onde apresenta-se o risco constante de desabar existe uma infestação de cupins no forro e na estrutura do telhado, sendo que o mesmo que foi coberto com gesso para tapar o buraco de 3 cm nas madeiras…. Os banheiros são vergonhosos, pois a fossa está quase transbordando, mesmo tendo sido chamado a Secretaria de Obras para resolver o problema, nada foi resolvido. Após verificarem a situação, disseram que está tão grave que somente seria possível limpá-la com a retirada das crianças do CMEI, pois apresenta o risco de EXPLOSÃO, devido ao acúmulo de gás metano, derivado da composição e fermentação das feses. No banheiro do MATERNAL não funciona a descarga. Para piorar a situação, o mau cheiro impregna o ambiente, fazendo com que professores e alunos suportem esta calamidade o dia todo. No banheiro dos adultos, a descarga funciona parcialmente, saindo os dejetos pela fossa no período de chuva, retornando muitas vezes para o vaso sanitário, inclusive já ocorreu este ano de uma criança sentar-se no vaso e ao descer, o mesmo virou e quebrou.

O CMEI GOTA DE ORVALHO PEDE SOCORRO e necessita urgente ser fechado, e os funcionários e crianças ali matriculados e lotados sejam transferidos para um local onde exista condições dignas de trabalho e segurança, saneamento básico, pois desta forma, o que vem ocorrendo é uma humilhação para os funcionários e ao mesmo tempo negligência do poder público municipal para resolver de verdade a situação.