EM DESTAQUE: BULYING

BULYING

Este  é  um  tema  polêmico,  muito  discutido nas  escolas pelos  docentes  em  reuniões pedagógicas.

Esta  palavra,  de  origem  inglesa, confunde a  cabeça  da  maioria  das  pessoas,  que  nem  sabem  o que  quer  dizer  a  palavra  “bullying”.

Quanto  mais  se  fala  nisso,  mais  parece ganhar  força  entre  os  adolescentes, que  estão  aí  quase  todos  os  dias,  sendo   notícia  nos  meios  de  comunicação, onde  tem  ocorrido  até  morte no  meio  educacional.

Parecem  que,  acham  bonito e  querem  se  aparecer  cada  vez  mais, praticando  este  ato que  venha  ferir  a  dignidade  das  pessoas.

Percebe-se,  que  isso  não  está  limitado somente  às  escolas. Na  verdade  está  impregnado nas  famílias, trabalho  e  na  sociedade  em  geral. Combatê-lo  que  é  o  problema,  pois  não  tem  nenhuma  regra,  que  possa  coibir  essa  forma  de  agressão  tão  mesquinha e  desumana.

Quando  criança,  passei  muito  por  isso e  sei  como  isso deprime  o  ser  humano. Até  hoje  sinto  o  reflexo desta  violência. Isso  limitou  meu  desenvolvimento,  na  escola  e  também  na  sociedade.  Sei  que,  muita  gente deve  ter  sentido  na  pele   insultos e   provocações  ao  longo  de  suas  vidas. Sabe-se,  o  quanto  isso  nos  limita  de  ter  uma  vida  saudável  no   meio  em  que  vivemos.

Nosso  mundo,  se  torna  obscuro,  ficamos  dependente  das   pessoas, não  conseguimos  tomar  decisões e  nem  opinar  sobre aquilo  que  ao  nosso  “ver”,  esteja  errado.

Muito  se  fala  em  combater,  mas  pouca  coisa  se  faz para  amenizar  esta  situação  calamitosa.

Entendo  que,  este  trabalho  deve  ser  localizado,  começando  da  base  que  é  a família,  e  aos  poucos  ir  sendo  ampliado  nas  escolas  e  sociedade.

Agora,  com  a  Internet então!  Como  ficou  fácil  esta  forma  de  agressão! Usam  o  meio de  navegação, para desmoralizar pessoas  com  palavras  ofensivas,  apelidos  ou  brincadeiras  de  mal  gosto.

O  tal  do  “cyberbullying.”Este sistema  virtual,  auxilia  e   facilita a  corrente para  que,  a  vítima  seja  atingida por esse tipo  de  violência,  sem  ter  muito  como  se  defender, e  que,  futuramente,  pode se transformar em    uma  violência  de  grandes  proporções, como vemos nos  noticiários, narrando fatos  de  genocídio em  escolas,  cinemas e  até  mesmo  na  sociedade em  geral. Alguns sem “explicação” Com  certeza  tem  algo  que  levou a  pessoa  a  cometer  tal  ato. É  uma  pressão  muito   grande! Muitos  não  conseguem  lidar  com  isso. É  uma  forma muito  erronia de  descarregar suas  emoções  negativas. Como  diz  o  ditado- “um  erro não  justifica  o  outro”

É impressionante, como  o  ser   humano,  consegue  desabrochar o  seu  lado  maldoso e  atingir  seu  semelhante, de  uma  forma  tão  mesquinha,  sem  se  preocupar com  as  conseqüências.

Parece  que,  quanto  mais   se  fala  no  tal  de  bullying, mais  fomenta a  curiosidade,   mais  e  mais  pessoas,  vão  aderindo essa  idéia  e  pondo  em  prática,  na  primeira  oportunidade  que  aparece. Isso  é  lamentável!

Escrito por Joana Benedita de Lima Moraes