PAULO FREIRE VIVE…
Onde queres revólver, sou lousa e giz. Onde queres Carlos Ustra, sou Paulo Freire.
A APMC SINDICATO em nome dos trabalhadores(as) em educação e demais cidadãos presta uma singela homenagem ao educador Paulo Freire, no dia de seu nascimento, 19 de setembro,visto que ele continua vivo em VOCÊ que acredita em uma educação libertadora, crítica e transformadora. Paulo Freire vive na luta, na resistência e na construção de uma sociedade democrática, onde a maior arma continua sendo a EDUCAÇÃO.
“O professor, pedagogo e filósofo Paulo Freire (1921 – 1997) é o nome brasileiro de maior peso quando se fala em educação. Seu legado para a pedagogia e prática educacional mundial lhe rendeu incontáveis honrarias, prêmios, e referências no meio acadêmico. O educador Paulo Freire figura entre as personalidades brasileiras mais homenageadas da história, com grau honorário de doutor em universidades europeias, africanas e americanas, prêmios da UNESCO e um reconhecimento incomparável na sua atuação pela educação, especialmente a popular.
Selecionamos 5 frases que traduzem parte do pensamento do Patrono da Educação Brasileira:
“Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a “prática da liberdade”, o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo”. Paulo Freire
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire
“Paulo Freire acreditava que a educação não poderia ser neutra, mas sim uma ferramenta de “prática pela liberdade” em que as pessoas, sendo educadas de forma crítica, poderiam transformar a sua realidade e participar da construção do mundo”. Paulo Freire
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire
“Enquanto eu luto, sou movido pela esperança; e se eu lutar com esperança, posso esperar”.
Reflita com seus alunos, familiares, amigos, demais cidadãos de bem, cada uma dessas frases e seja um agente de transformação onde VOCÊ estiver… um mensageiro da ESPERANÇA, do AMOR, pois como ele dizia: “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”.Um grande abraço e fica aqui a certeza:
PAULO FREIRE vive em VOCÊ ..e em cada um que acredita na educação como ato de AMOR, libertação e transformação…