NOVO FUNDEB É APROVADO NO CONGRESSO NACIONAL
A VITÓRIA É TUA E DE CADA TRABALHADOR(A) EM EDUCAÇÃO
… é do BRASIL e da EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!
- Ele não é tudo que nós desejamos, mas também não é a tragédia que o governo queria.
- A tramitação ainda não findou, precisamos continuar vigilantes.
📍A TRAMITAÇÃO
A tramitação do novo Fundeb ou Fundeb Permanente começou em 2015 através de uma Proposta de Emenda Constitucional a PEC 15. Nestes 5 anos foram mais de 100 audiências públicas e muito debate de amplos setores da sociedade.
📣 A vitória é provisória, ainda falta passar pelo senado e uma lei complementar precisará ser editada para detalhar alguns dispositivos.
🤐 De janeiro de 2019 a julho de 2020 o Ministério da Educação/MEC e o Governo Bolsonaro não participou dos debates. Apostaram que poderiam, através das relações fisiológicas dos partidos do chamado Centrão, desmobilizar a aprovação do Relatório da Professora Dorinha que traduzia os debates feitos ao longo dos cinco anos numa Comissão Especial do Congresso Nacional.
🗳️ Com a votação marcada para dia 20 de julho, o Planalto faz diversas tentativas de para DESMONTAR o trabalho realizado e muitas articulações foram feitas com líderes dos partidos, o presidente da Câmara Rodrigo Maia, e foi impressionante a mobilização social dos setores progressistas movimentos de pais, mães, estudantes, professores, comunidade científica, sindicatos e a CNTE, todos buscavam uma síntese possível para esse momento histórico, assim tivemos a aprovação do Novo FUNDEB.
📍O QUE FOI APROVADO NO CONGRESSO NACIONAL?
- Torna o FUNDEB permanente, ou seja Constitucionaliza o FUNDEB, aumenta o quórum necessário alterações futuras.
- Aumenta a participação da União de 10% para 23%, sendo 5% condicionados para a educação infantil num modelo que não é ideal, ou seja repasse para creches conveniadas de recursos que deveriam ser para aumentar vagas nas creches públicas.
- Deste aumento da complementação da União, 2% será acrescido em 2021, havendo crescimento gradativo nos próximos 6 anos até os 13% adicionais, completando os 23%.
- Dos recursos já existentes do FUNDEB, passamos de 60% para no mínimo de 70% a serem destinados para pagamento dos profissionais da educação, podendo chegar a 100%.
- Dos novos complementos da União, destinação de, no mínimo, 15% para investimento nas redes e no máximo 85% para valorização dos profissionais da educação.
- Destinação de 2,5% para as redes públicas que, uma vez cumpridas condicionalidades de melhoria de gestão previstas em lei, alcançarem evolução de indicadores a serem definidos, de atendimento e melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades, nos termos do sistema nacional de avaliação da educação básica.
- Possibilidade de revisão do FUNDEB em seu 6º ano de vigência e, depois, de 10 em 10 anos.
- Hoje a complementação da União, ajuda a garantir o custo-aluno de 9 estados, com o novo FUNDEB poderão ser beneficiados com esta Complementação da União até 23 estados.
- Parte da premissa de equidade e qualidade, um dos ponderais para a definição do custo-aluno será a condição sócio-econômica dos municípios/estados, portanto os mais pobres poderão receber mais recursos. O princípio de Equidade fortalece principalmente os entes federados que mais precisam de recursos.
- Preserva os recursos dos programas da alimentação escolar, livro didático, transporte escolar, etc, uma vez que o salário-educação (uma das fontes de recurso da Educação mais importantes não foram incorporadas na complementação da União).
📍COMO FICA A TRAMITAÇÃO DO FUNDEB QUE VAI AO SENADO?
Vamos continuar pressionando, acompanhando os próximos passos de tramitação do projeto no Senado. Lá o projeto tramitará por uma CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) e depois passa por Comissão Especial, é votado em plenário do Senado. Depois disso segue para promulgação e estará regulamentado na Constituição Federal.
📍NOVOS E VELHOS DESAFIOS
Temos velhos desafios, entre eles, lutar pela revogação das Reformas da Previdência e Trabalhistas, Revogar a EC 95 que congelou investimentos em políticas primárias, e hoje (21 de julho) o governo Federal encaminhou ao congresso uma proposta de Reforma Tributária, nela nossa ação deverá ser de entender que a população brasileira precisa defender a Taxação das Grandes Fortunas.
💲Fazer cumprir o CAQ (custo-aluno qualidade) ainda será um desafio, ele compõe o novo Fundeb, mas ainda será necessário regulamentar os parâmetros que o determinam, a academia e a sociedade civil já tem esses parâmetros, mas será necessário formaliza-los na lei.
🤔 Por hora, vamos comemorar! Não se enganem com aqueles que se apropriam das lutas dos outros! Fora todos os abutres, sejam eles de extrema direita ou de extrema esquerda!
🐢 Em tempo de pandemia, resta-nos a certeza de que juntos somos mais fortes e a luta não para… continuaremos alertas agora na luta no SENADO FEDERAL;
(Texto baseado do Coletivo em frente);
#VivaOFundebPermanente
#VivaAlutaDasTrabalhorasDaEducação e Trabalhadores
#Viva@CNTE
#APMCSINDICATO